GCS - Gerencia de Configuração de Software sem complicações usando GIT

Início  /   Treinamentos  /   Gerencia de configuração de software sem complicações
Gerencia de configuração de software sem complicações

Em Engenharia de Software, a Gerência de Configuração de Software (SCM – Software Configuration Management) é a tarefa de rastrear e controlar mudanças no software. Boas práticas de SCM incluem, por exemplo, estabelecimento de baselines.

O Git é um sistema de controle de versões distribuido gratuito e open source, desenhado para atender projetos de pequeno a grande porte com velocidade e eficiência. Nele, cada operação de clone resulta em um repositório com histórico completo e totalmente capaz de voltar versões anteriores sem depender de acesso a rede ou servidor central. As operações de branching e merging são rápidas e fáceis de fazer.

O mercado hoje exige uma grande velocidade no desenvolvimento de um software. Controlar todas as mudanças que são feitas no código fonte, bem como ter o poder de trabalhar com diversas versões em paralelo são necessidades básicas de qualquer empresa. Porém, perfazer este trabalho com facilidade é algo que nem sempre conseguimos fazer no nosso dia-a-dia.

Nesse cenário, surge o Git, ferramenta muito utilizada no mundo Linux que vem ganhando muitos adeptos no mundo Windows devido à sua facilidade e versatilidade. Tanto que é utilizado por projetos como o Kernel do Linux, Perl, Gnome, Qt, RubyOnRails, Android, etc.

No curso iremos abordar desde operações básica como add, rm, commit, branch e checkout, como operações mais avançadas, como clone e stash, passando pela instalação e configuração do cliente, ferramentas disponíveis e dicas para agilizar o trabalho.

  • Desenvolvedores
  • Arquitetos
  • Projetistas
  • Analistas de Sistemas

Pré-requisitos: Ter noções básicas de SCM

Carga horária: 8 horas