Desenvolvimento de Software Dirigido a Testes - TDD

Início  /   Treinamentos  /   Desenvolvimento de Software dirigido a testes
Desenvolvimento de Software dirigido a testes

Desenvolvimento dirigido por testes é uma técnica de desenvolvimento de software que se baseia em um ciclo curto de repetições. Primeiramente o desenvolvedor escreve um caso de teste automatizado que define uma melhoria desejada ou uma nova funcionalidade. Então é produzido código que possa ser validado pelo teste para que posteriormente este código possa ser refatorado para padrões aceitáveis.

Os testes servem como documentação voltada para o programador. Eles facilitam o entendimento a respeito de o que cada funcionalidade deve fazer. Cada teste unitário especifica um determinado cenário que o software deve atender. O teste aqui funciona como documento “vivo” e executável.

O desenvolvimento ágil de aplicações força o desenvolvedor adotar mudanças rápidas em seus projetos para que ele sempre consiga atenda aos requisitos dos clientes que costumam mudar com frequentemente.

TDD ajuda a dar atenção aos problemas certos na hora certa, de forma que o design do software fica mais claro e com muito menos defeitos. TDD encoraja o programador a ter confiança sobre seu código com o passar do tempo, isto é, à medida que os testes vão se acumulando (e melhorando), ele passa a confiar no comportamento do sistema. E ainda, à medida que o design do código é refatorado, mais e mais mudanças se tornam possíveis.

De forma objetiva e direta, por meio de exemplos práticos do cotidiano, o curso visa capacitar e encorajar os participantes a implantarem o TDD em suas organizações.

  • Programadores
  • Analistas e Testers que interagem com o ambiente de programação

Pré-requisitos: Conhecimento de alguma linguagem de programação

Carga horária: 35 horas